top of page

Como fortalecer a imagem de uma instituição de ensino?

Segundo a publicitária Marília Baggio, a estratégia de uma marca precisa estar alinhada ao seu público-alvo e pode se beneficiar da fala de influenciadores “ocultos” e digitais


Um dos desafios do segmento educacional é destacar uma instituição de ensino das demais. Para isso, é preciso explorar a fundo a essência da empresa, indo além do fato de que a educação, por si só, é uma missão. Cabe aos gestores e às equipes de Marketing compreender o que existe de único naquele ambiente, visualizando a experiência das pessoas.


“Marcas são como pessoas. Se não forem autênticas, não valorizarem o que são, levando isso da forma mais genuína possível para o público, serão esquecidas”, explica Marília Baggio, fundadora da B&Future, consultoria de Branding e Business Innovation.


Marketing x trabalho de marca

Para ações efetivas, Marília afirma que o primeiro passo é diferenciar dois elementos:


Marketing - analisa o mercado, considerando os anseios do público e as necessidades empresariais. O foco é o consumidor para, assim, ampliar o market share (participação de mercado).

Trabalho de marca - aprofunda a análise, estudando a identidade da empresa, as suas narrativas e como ela é vista pelo público. O foco é a gestão da marca, para torná-la desejada e ampliar o mind share (presença na mente dos consumidores).


Embora distintos, esses dois exercícios acontecem em paralelo e, inclusive, o trabalho de marca é fundamental para um Marketing coerente e de sucesso.


O que é estratégia de Branding?

“Desenvolver uma estratégia de Branding é olhar para o que queremos construir como marca e, a partir disso, desenvolver estratégias de médio/longo prazo para colocar isso na cabeça de cada público, criando as conexões conscientes e inconscientes a favor do que queremos construir na mente daquelas pessoas”, diz Marília.


Os influenciadores e a estratégia de Branding de uma instituição de ensino

“Quando falamos em influenciadores, logo vem à mente os digitais. Mas será que eles são os grandes responsáveis por uma escolha de universidade que nosso aluno vai levar a vida toda no currículo? Há muitos influenciadores ‘invisíveis’ no processo de escolha. Mapeá-los e, a partir do que a marca quer ser reconhecida, desenvolver ações específicas para cada um deles é algo necessário e urgente para se diferenciar.”


O trabalho do Marketing não será suficiente se os agentes influenciadores não tiverem uma boa visão da instituição. A opinião negativa de um professor da escola ou do cursinho, por exemplo, pode mudar a escolha do estudante quanto à faculdade. Mudar esses julgamentos demanda tempo e persistência, mas traz excelentes resultados.


Como selecionar os influenciadores que representarão a marca?

Desenhar uma estratégia de influenciadores, segundo a especialista, deve partir de algumas perguntas:


Perspectiva do Marketing: Qual é o seu objetivo com essa ação: curto, médio ou longo prazo? A mensagem precisa chegar ao maior número de pessoas possível ou impactar pessoas de um determinado nicho? (exemplo: alunos de games)


Perspectiva do trabalho de marca: Como essa ação pode reverberar para a imagem da marca? Os alunos vão gostar de ver essa ação?


Para ter coerência, é preciso avaliar se os influenciadores – sejam eles “ocultos”, como profissionais do cotidiano, ou públicos – tem algo que se relaciona com a marca. Se o criador de conteúdo digital nem fez faculdade e se orgulha disso, não faz sentido selecioná-lo para uma campanha, por exemplo.


Entender o propósito da marca e traçar ações autênticas é o caminho para o sucesso. “Já diria Simon Sinek: ‘o jogo dos negócios é infinito’. Um dia você ganha, no outro você perde, mas seu objetivo tem de ser continuar jogando. Focar seus esforços em ser relevante para as pessoas é o que vai te manter no jogo por mais tempo”, finaliza Marília.


Marília Baggio falou sobre “Influenciadores e a sua estratégia de Branding - quem influencia a sua marca?” no GEduc 2023.


23 visualizações0 comentário

Comments


PATROCÍNIO DIAMOND

International School.png

PATROCÍNIO SILVER

ISAAC.png
PEARSON (1).png

PATROCÍNIO DE SESSÃO

Edebe (1).png
MULTIVERSO DAS LETRAS.png
seven 25 (1).png

PARCEIRO DE CONTEÚDO

EDUCADOR 21.png

MÍDIA OFICIAL

revista superior.png
REVISTA EDUCACAO.png

ASSESSORIA DE IMPRENSA

mira.png

APLICATIVO OFICIAL

YAZO.png

O GEDUC APOIA

logo ela.png

APOIOS 

REALIZAÇÃO

colorido.png
logo-branco-25.png
26 a 28 de março 2025
branco.png

PRO MAGNO Centro de Eventos
Av. Pfa. Ida Kolb, 513 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo - SP

  • Grey Instagram Icon

Copyright © 2022. All rights reserved.

bottom of page