top of page

Encontro de Secretários de Educação discutirá temas relevantes da educação básica

Combate à evasão, prevenção da violência e fortalecimento da relação família e escola são alguns dos assuntos abordados


Uma das atrações da 22ª edição do GEduc, que tem como tema “Educação por essência: construindo trajetórias”, é o Meet up – Encontro de Secretários de Educação. Ele vai acontecer no dia 4 de abril de 2024, das 8h30 às 18h, e reunirá secretários de educação de diversos municípios brasileiros.


No encontro, serão discutidos temas relevantes para a educação básica, com a participação de especialistas da área educacional e de setores correlatos. “Esta agenda é de suma importância, pois proporciona um espaço privilegiado para troca de experiências, debates e alinhamento estratégico, contribuindo significativamente para o avanço da gestão educacional nos municípios”, diz Maria Helena Krüger, mestre em Gestão Estratégica das Organizações e superintendente da Fundação Educacional Municipal de São José (SC).


Segundo ela, as exposições dos palestrantes constituem uma oportunidade valiosa para educadores e gestores se inspirarem com os cases de sucesso. “Ao ouvir especialistas e conhecer diferentes abordagens para lidar com os desafios da gestão educacional, os participantes podem adquirir novos insights e estratégias aplicáveis ao seu cotidiano.”


Além disso, a interação com colegas de outras localidades permite o compartilhamento de boas práticas, fortalecendo o trabalho em equipe e possibilitando soluções inovadoras para os problemas enfrentados na educação básica. “Ao aprender com os casos apresentados, os educadores e gestores ampliam seu repertório de recursos e técnicas, capacitando-se para enfrentar os desafios com maior eficácia e promover melhorias significativas na qualidade da educação oferecida em seus respectivos municípios”, considera a gestora.


Temas relacionados à educação básica que serão discutidos no encontro

Entre os diversos assuntos que serão abordados no Meet Up - Encontro de Secretários Municipais, Maria Helena destaca:


·       ações para prevenção da violência 

Investir em estratégias de prevenção da violência nas escolas é essencial para criar um ambiente seguro e propício para o aprendizado. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São José (SC) e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina vão discutir e compartilhar experiências sobre as iniciativas de prevenção junto às escolas públicas. “Essas medidas deverão inspirar os participantes do evento na adoção de práticas eficazes em suas próprias instituições”, aponta a gestora.


·       relação família e escola

A parceria entre família e escola desempenha um papel fundamental no sucesso educacional dos alunos. Ao explorar estratégias para fortalecer essa relação, os educadores e gestores podem criar um ambiente de colaboração e apoio mútuo, onde pais e responsáveis se sintam envolvidos e engajados no processo educativo de seus filhos. “Isso pode contribuir para melhorar o desempenho acadêmico, reduzir a evasão escolar e promover o bem-estar dos estudantes”, ressalta Maria Helena. O Instituto Formando Leitores, presidido pelo ator e apresentador Luciano Szafir, conduzirá a roda de conversa “Família e escola - uma união necessária”.


·       evasão escolar 

A evasão é um desafio complexo que requer abordagens integradas e multifacetadas. Elas incluem o desenvolvimento de programas de apoio socioemocional, a identificação precoce de fatores de risco e a criação de redes de suporte para alunos em situação de vulnerabilidade. “Ao discutir políticas, programas e estratégias para lidar com essa questão, os participantes do Meet Up podem identificar melhores práticas e intervenções eficazes para enfrentar esse problema em suas comunidades”, salienta a gestora. O Secretário Municipal de Educação de São Paulo, F​ernando Padula Novaes, abordará o tema na palestra “Como combater e prevenir a evasão e o abandono escolar”.


·       outras temáticas contempladas

Políticas públicas federais na área educacional; educação especial e inclusão escolar; indicadores de desempenho; a experiência de Sobral (CE), cidade que é referência na área de educação; e a importância das habilidades socioemocionais para os educadores completam os assuntos que serão abordados no Encontro de Secretários de Educação. “Ao compartilhar experiências, os educadores e gestores podem trabalhar em conjunto para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade”, finaliza.

 



Maria Helena Krüger será a presidente da sessão “Meet up – Encontro de Secretários de Educação” no GEduc 2024.


O GEduc é o maior Congresso de Gestão Educacional do país. Realizado pela HUMUS, empresa que desenvolve capacitações para gestores de universidades e escolas, o evento reunirá mais de 80 palestrantes e conteúdos inovadores para discutir o tema “Educação por essência: construindo trajetórias”. Serão três dias – de 03 a 05/04 – de imersão às novidades e tendências da área educacional. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link.

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page