top of page

Ensino híbrido deve colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem

Atividades remotas e presenciais precisam ser combinadas de modo a se obter o melhor de cada meio; tecnologia pode favorecer a personalização e o protagonismo dos estudantes


No contexto da pandemia, com as aulas remotas mediadas por tecnologia e os momentos de retorno ao presencial, o chamado ensino híbrido ganhou destaque. Mas, para Lilian Bacich, cofundadora da Tríade Educacional, é preciso definir com precisão o que esse termo significa para também estabelecer os modelos pedagógicos mais adequados a ele.


Segundo ela, a definição de ensino híbrido deve levar em conta a educação do século XXI, que coloca o estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem. “O ensino híbrido tem como foco a personalização, considerando que os recursos digitais são meios para que o estudante aprenda, em seu ritmo e tempo, e possa ter protagonismo.”


Lilian esclarece que, de acordo com esse conceito, aulas que acontecem no espaço físico da escola e são transmitidas ao vivo para quem está em casa não poderiam ser consideradas ensino híbrido, da mesma forma que aulas no modelo remoto, com alunos e professores em suas residências, mesmo que combinando momentos síncronos e assíncronos, também não se enquadrariam nessa definição. Isso porque, em ambos os casos, o professor está no centro do processo e há uma aula expositiva.


“Não se trata de ter a mesma experiência acontecendo online e presencialmente. Para ocorrer o ensino híbrido, além dessas duas dimensões se complementarem, é preciso ter o estudante no centro do processo, o professor com o papel de mediador, e não apenas expositor de conteúdos, a tecnologia como um suporte que possibilita o protagonismo dos estudantes e o desenvolvimento da cultura digital”, destaca.


Um aspecto importante que o ensino híbrido possibilita, de acordo com ela, é obter e combinar o melhor de cada meio. Por exemplo, experiências que envolvem debater, argumentar, pensar criticamente e lidar com a resolução de problemas são mais bem aproveitadas presencialmente. Já as tecnologias digitais oferecem oportunidade de os alunos produzirem conhecimentos a partir de experiências pensadas especificamente para esse ambiente, além de favorecerem interações e acompanhamento das aprendizagens individuais ou em pequenos grupos.


Entre as metodologias que ela cita que podem proporcionar essa configuração híbrida estão a rotação por estações (em que os alunos são divididos em grupos, cada um com uma tarefa diferente, e rotacionam pelas atividades), o laboratório rotacional (em que circulam por diferentes espaços), a sala de aula invertida (estudantes acessam os conteúdos em casa e vêm para a sala de aula para debatê-los) e a rotação individual (alunos seguem roteiros individuais de tarefas).


Para ela, um modelo de aula em que crianças e jovens precisam ficar horas na frente de um professor, por meio de telas ou presencialmente, assistindo a exposição de conteúdos, não é a melhor forma de desenvolver habilidades e competências essenciais para o século XXI, como colaboração, comunicação e criatividade. “Aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a fazer são os quatro pilares da educação da Unesco que merecem ser considerados na sala de aula online, híbrida ou presencial.”


-----------------------


Lilian Bacich vai falar sobre o tema o tema “Modelos pedagógicos no ensino híbrido” no GEduc 2021.


O GEduc é o maior Congresso de Gestão Educacional do país. Realizado pela HUMUS, empresa que desenvolve capacitações para gestores de universidades e escolas, o evento será online e vai reunir mais de 30 palestrantes e conteúdos inovadores para discutir a “A nova era da educação e da gestão exponencial''. Serão cinco dias – de 12 a 16/04 – de imersão às novidades e tendências da área educacional. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link.

 
 
 

Comments


PATROCÍNIO DIAMOND

International School.png

PATROCÍNIO SILVER

ISAAC.png
PEARSON (1).png
wizard.png

PATROCÍNIO DE SESSÃO

Edebe (1).png
MULTIVERSO DAS LETRAS.png
seven 25 (1).png

PARCEIRO DE CONTEÚDO

EDUCADOR 21.png

MÍDIA OFICIAL

revista superior.png
REVISTA EDUCACAO.png

ASSESSORIA DE IMPRENSA

mira (1).png

APLICATIVO OFICIAL

YAZO.png

O GEDUC APOIA

logo ela.png

APOIOS 

REALIZAÇÃO

colorido.png
logo-branco-25.png
26 a 28 de março 2025
branco.png

PRO MAGNO Centro de Eventos
Av. Pfa. Ida Kolb, 513 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo - SP

  • Grey Instagram Icon

Copyright © 2022. All rights reserved.

bottom of page