top of page

Gestão Financeira

Nunca foi tão importante ter uma gestão financeira com planejamento e eficiência, pois vivemos um momento de custos elevados, incertezas econômicas, desemprego alto e com pouco espaço para reajustes das mensalidades.


Para uma boa gestão financeira, primeiramente é necessário fazer o orçamento anual da instituição, adotando premissas para o próximo ano, como a previsão do número de alunos, índices de inflação, reajustes salariais, reajuste das mensalidades e outros índices, para calcular o resultado financeiro esperado. Durante o ano, o gestor financeiro deve fazer o acompanhamento do resultado realizado e fazer os ajustes necessários na operação, quando houver um desalinhamento em relação ao previsto.


Um ponto importante é o acompanhamento dos indicadores de desempenho (Key Performance Indicators - KPI), que, nas escolas, são o custo da folha de pagamento sobre a receita, a ocupação das salas de aula, o percentual de bolsas concedidas, a inadimplência, o EBTIDA e outros que a equipe de gestão julgar importantes para que a instituição possa validar ou não as estratégias traçadas e projetar novas para o próximo ano.


O alinhamento da área pedagógica e administrativa na tomada decisões de investimentos é de suma importância para que seja estudada a viabilidade do investimento proposto para as ações e projetos da área educacional e o retorno previsto.


É fundamental que a área financeira da escola tenha critérios e regras para cobranças e obtenção de descontos, o que garantirá uma menor perda de receita.


Uma gestão financeira eficiente depende de dados confiáveis e no prazo correto, para que a instituição, quando necessário, possa fazer as correções ou adequações das decisões tomadas no planejamento financeiro. Para isso, é de extrema importância o investimento contínuo na qualificação das pessoas e nas ferramentas de coleta, armazenamento e análise de dados.


Tudo isso irá permitir recursos financeiros suficientes para a manutenção da prestação dos serviços, a melhoria da qualidade e o crescimento da instituição.


Fernando Augusto de Mello, Diretor Administrativo-Financeiro do Colégio Albert Sabin – SP e Vital Brasil, palestrante do XV Fórum Nacional de Gestão Financeira de Instituições de Ensino.



7 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page